Temas em debate

Criamos um espaço para que possamos refletir acerca das mais diversas teorias e opiniões que envolvem os caminhos a serem traçados na busca efetiva da melhor maneira de auxiliar a criança com dificuldades.
Participe!


TDAH :Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Assista a entrevista do Dr. Paulo Mattos na Globo News:







 
Ritalina a droga do momento?

Por  Dr.José Roberto Miglioli - Clínico Geral e Homeopata 
O cloridrato de metilfenidato cujo nome comercial é Ritalina ,nunca foi tão receitado às crianças com TDAH antiga disfunção cerebral mínima ou transtornos por déficit de atenção. Essa medicação apresenta inúmeros efeitos colaterais desde nervosismo e insônia até quadros neuropsiquiátricos graves.
Outras alterações incluem anorexia,vertigens ,arritmias cardíacas,dor abdominal, e para crianças emocionalmente instáveis, doses cada vez maiores causando dependência e quadros psicóticos.
A abordagem apenas farmacológica aparentemente parece encurtar o caminho para o tratamento dessas crianças, que por comodidade, são subavaliadas por médicos e psicopedagogos acarretando prejuízos irreparáveis em sua evolução.
Esses fatos só ocorrem quando se leva em conta apenas a fotografia do individuo doente deixando-se de lado o filme de sua vida .O importante seria o desequilíbrio da energia vital que é a causa primária de seu padecimento.
Existem outras alternativas que a nosso ver seriam mais corretas que incluem técnicas de psicoterapia associadas ao tratamento homeopático a fim de enfocar a criança como um ser único e individualizado.